Pegou uma virose? E agora, como recuperar seu organismo?
Os sintomas da virose geralmente são diarreia, febre e vômito e não ultrapassa mais que dez dias. Mas a recuperação total do organismo pode demorar no mínimo um mês. Por isso, mesmo não tendo mais nenhum sintoma da virose, os cuidados com a alimentação devem permanecer por um período maior.Além da recuperação, os alimentos ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.
Veja algumas dicas do que se pode fazer e do que se deve evitar durante esse processo.
Após a virose, o organismo estará em fase de convalescença, com isso a dieta deve ser leve e de fácil digestão e fácil absorção, além de ser fracionada, isto é, comer de duas em duas horas em quantidades pequenas.
O que comer:
- alimentos ricos em proteína, como carne magra, peito de frango, peixe, clara de ovo. Tudo cozido com pouco ou quase nada de óleo ou azeite e pouco sal.
- legumes, verduras e frutas cozidas
- arroz, batata ou macarrão bem simples, bem cozido, quase papa de bebê para facilitar a digestão.
- pode ser em forma de sopas juntando os ingredientes acima, ou separados mesmo.
- quando ainda apresentar enjoo, os alimentos secos, como pão, pão italiano, bolacha de água e sal, bolacha de maisena ou ao leite, são recomendados em pequenas porções .
- apesar de ser muito importante a ingestão de líquidos para evitar a desidratação os líquidos devem ser muito bem fracionados. Pequenos goles a cada 15 minutos na fase mais crítica da recuperação e depois ir aumentando as quantidades.
- beber água, água de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais.
- alimentos probióticos para recuperar a flora intestinal. Iogurte e Leites fermentados durante um mês, será muito importante a ingestão de probióticos por suplementação via oral. Converse com seu médico ou nutricionista para obter a prescrição mais adequada.
O que evitar:
Não abuse de alimentos com molhos, condimentos, muito gordurosos ou fritos, pois o organismo fica fragilizado durante a virose. Além disso, os doces devem ser evitados, como chocolates e bolos recheados e confeitados.
Em relação aos líquidos, é importante cortar algumas bebidas do cardápio, como refrigerantes e bebidas com cafeína e as alcoólicas.
No café da manhã, evite a ingestão de frutas cítricas ou secas, mel ou cereais, que podem piorar o quadro de diarreia.
A alimentação de rotina deverá ser introduzida aos poucos, mesmo sem os sintomas da virose. Lembre -se que a flora intestinal demora para ser restabelecida. Qualquer abuso de alimentos ou bebidas, os sintomas gástricos poderão voltar.
Espero ter ajudado com essas dicas. E o mais importante sempre é manter a higiene das mãos, evitar aglomerações e não consumir alimentos e água, inclusive gelo nas bebidas, de lugares que não conheçam a procedência.
Ótima recuperação!!!
Assine a newsletter deste site para receber sempre artigos e dicas como essas.
E curta fb.com/comunikanutri
Abraços, Lia Giro