2 minutes reading time (459 words)

Virose. Como os alimentos podem ajudar na recuperação

9_20170817-134011_1

Pegou uma virose? E agora, como recuperar seu organismo?


Os sintomas da virose geralmente são diarreia, febre e vômito e não ultrapassa mais que dez dias. Mas a recuperação total do organismo pode demorar no mínimo um mês. Por isso, mesmo não tendo mais nenhum sintoma da virose, os cuidados com a alimentação devem permanecer por um período maior.Além da recuperação, os alimentos ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.


Veja algumas dicas do que se pode fazer e do que se deve evitar durante esse processo.
Após a virose, o organismo estará em fase de convalescença, com isso a dieta deve ser leve e de fácil digestão e fácil absorção, além de ser fracionada, isto é, comer de duas em duas horas em quantidades pequenas.


O que comer:
- alimentos ricos em proteína, como carne magra, peito de frango, peixe, clara de ovo. Tudo cozido com pouco ou quase nada de óleo ou azeite e pouco sal.

- legumes, verduras e frutas cozidas

- arroz, batata ou macarrão bem simples, bem cozido, quase papa de bebê para facilitar a digestão.

- pode ser em forma de sopas juntando os ingredientes acima, ou separados mesmo.

- quando ainda apresentar enjoo, os alimentos secos, como pão, pão italiano, bolacha de água e sal, bolacha de maisena ou ao leite, são recomendados em pequenas porções .

- apesar de ser muito importante a ingestão de líquidos para evitar a desidratação os líquidos devem ser muito bem fracionados. Pequenos goles a cada 15 minutos na fase mais crítica da recuperação e depois ir aumentando as quantidades.

- beber água, água de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais.

- alimentos probióticos para recuperar a flora intestinal. Iogurte e Leites fermentados durante um mês, será muito importante a ingestão de probióticos por suplementação via oral. Converse com seu médico ou nutricionista para obter a prescrição mais adequada.


O que evitar:

Não abuse de alimentos com molhos, condimentos, muito gordurosos ou fritos, pois o organismo fica fragilizado durante a virose. Além disso, os doces devem ser evitados, como chocolates e bolos recheados e confeitados.

Em relação aos líquidos, é importante cortar algumas bebidas do cardápio, como refrigerantes e bebidas com cafeína e as alcoólicas.

No café da manhã, evite a ingestão de frutas cítricas ou secas, mel ou cereais, que podem piorar o quadro de diarreia.

A alimentação de rotina deverá ser introduzida aos poucos, mesmo sem os sintomas da virose. Lembre -se que a flora intestinal demora para ser restabelecida. Qualquer abuso de alimentos ou bebidas, os sintomas gástricos poderão voltar.

Espero ter ajudado com essas dicas. E o mais importante sempre é manter a higiene das mãos, evitar aglomerações e não consumir alimentos e água, inclusive gelo nas bebidas, de lugares que não conheçam a procedência.

Ótima recuperação!!!

Assine a newsletter deste site para receber sempre artigos e dicas como essas.

E curta fb.com/comunikanutri

Abraços, Lia Giro 

Metabolismo
Quanto mais colorido melhor!!!
 

Comentários 2

Visitantes - Vinícius em Quarta, 26 Fevereiro 2020 14:15

Olá , Não vi o iogurte eu posso comer, estou sem enjôo mas avia ficado ontem

Olá , Não vi o iogurte eu posso comer, estou sem enjôo mas avia ficado ontem
Visitantes - Joyce macedo em Domingo, 07 Junho 2020 18:18

Estou com quanto dias sentindo dor de cabeça forte ja fui ao médico ja tomei diversos tipos de remedio de nada adianta oque eu devo fazer

Estou com quanto dias sentindo dor de cabeça forte ja fui ao médico ja tomei diversos tipos de remedio de nada adianta oque eu devo fazer :(
Visitantes
Sábado, 23 Outubro 2021