4 minutes reading time (739 words)

Saber comprar é o segredo para gastar menos no supermercado, sem perder a qualidade das refeições

7_20170817-131430_1

As idas aos supermercados estão cada vez mais desafiadoras para quem deseja manter a qualidade da alimentação da família e ficar dentro do orçamento doméstico. 

Que tal encarar este momento de crise econômica do país, como uma oportunidade para experimentarmos alimentos diferentes, elaborar pratos novos, aproveitar sobras do dia anterior e para criar novas preparações? 

Essas são umas de várias dicas que podemos aproveitar no nosso dia a dia, sem abrir mão de sabor, qualidade e muitos elogios na hora das refeições.

Também podemos introduzir novos hábitos na nossa rotina, como:

-Antes de ir ao supermercado, elabore uma lista de tudo o que você precisa. Desta forma, evitará gastos desnecessários. Fique atento à disposição dos produtos nas prateleiras: supérfluos e itens mais caros estão, normalmente, sempre ao seu alcance. ?

- Prefira alimentos da estação, alem de serem mais saudáveis e nutritivos tais alimentos saem mais barato para o consumidor. Isso porque, como o período favorece seu plantio, a oferta de alimentos é maior. Consequentemente, o preço abaixa.


-Antes de fazer a sua lista, planeje o cardápio da semana. Desse modo, você compra apenas o suficiente, sem deixar que nada se estrague desnecessariamente. Com o cardápio em mãos, faça uma lista dos itens que deseja comprar. Caso algum item esteja fora do valor previsto, substitua-o com outro alimento semelhante que também pode ser utilizado no cardápio.


- Estabeleça um limite de gasto, afinal, não adianta fazer uma lista de compras enorme e depois faltar dinheiro para os outros compromissos.O limite de gasto pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Isso vai depender de quantas vezes você vai ao supermercado.

- Acompanhe o preço de cada item da sua lista de compras. Utilize a sua lista de compras e vá anotando os valores de cada item e, com a calculadora do seu celular, faça as contas para ver o quanto já foi gasto e quanto ainda falta comprar.Caso já tenha alcançado o seu limite, mas a sua lista ainda não terminou, veja se os próximos itens são mesmo necessários, avalie sua prioridade. Caso contrário, reveja quais itens você poderá adquirir na próxima compra. Procure se manter dentro do limite.Caso sua lista tenha terminado e tenha sobrado dinheiro, vá direto para o caixa. ?

- Evite o desperdício. Não adianta comprar barato se o produto acabar estragando antes de ser consumido. Muitas vezes, compramos itens que acabam expirando no fundo do armário ou estragando na geladeira.Caso isto esteja acontecendo com frequência, reveja sua lista de compras, procurando diminuir a quantidade nas próximas compras. É interessante arrumar o armário de mantimentos pelo menos 1 vez a cada 15 dias para evitar este tipo de desperdício.Se você costuma ir poucas vezes ao supermercado e, por este motivo, compra quantidades maiores, procure aumentar um pouco as suas idas às compras. Isso pode lhe ajudar a dimensionar melhor o seu consumo.

- Pesquise sempre. Como em qualquer compra, pesquisar é fundamental. Pesquise em diferentes supermercados e também na internet. Procure se informar sobre os dias de promoção. Por exemplo, toda 4a. feira é dia da promoção de frutas e verduras.- Confira o cupom fiscal de sua compra. Não é raro que ocorram erros na hora de passar os produtos no caixa, pode ser o preço errado de um produto, a quantidade e outros.

O ideal é ir verificando o preço que é registrado, mas quando não é possível, procure fazer a conferência ainda no supermercado. Havendo algum problema peça a regularização ao próprio caixa ou, se for o caso, a um supervisor ou gerente.No caso de haver discrepância entre o preço que consta na prateleira (menor) e o cobrado no caixa, por lei, deverá prevalecer sempre o menor valor.

- Experimente o novo. Estamos condicionados a comprar produtos de determinadas marcas, e associamos o preço à qualidade do produto, o que nem sempre é verdadeiro. Produtos de outras marcas podem ser tão bons quanto aos que você está habituado a comprar, que tal experimentar?

- Prefira embalagem econômica. Para itens que têm prazo de validade longo, ou que são muito utilizados, considere comprar embalagens maiores que normalmente são mais baratos. Mas, para ter certeza de que realmente vale a pena, faça as contas para ver se o valor cobrado por unidade, peso ou volume compensa o desembolso maior. 

- E finalmente..... Não vá ao supermercado com fome.

Alguns estudos mostram que pessoas com fome acabam gastando mais na hora das compras. ?

Curta a nossa página fb.com/comunikanutriE assine nossa newsletter neste site para receber sempre informativos sobre nutrição, saúde e bem-estar. 

Quanto mais colorido melhor!!!
Alimentos que turbinam o nosso organismo? Será?
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitantes
Sábado, 23 Outubro 2021