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Quanto mais colorido melhor!!!

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Você já deve ter lido ou ouvido que quanto mais colorido o seu prato, melhor. Mas você sabe o porquê?


Cada nutriente está relacionado a um pigmento ou cor. Ou seja, quanto mais colorido o prato, maior variedade de nutrientes consumidos naquela refeição. E uma alimentação saudável inclui variedade, equilíbrio e moderação.


Os alimentos estão divididos em grupos de cores e cada grupo apresenta uma composição de vitaminas, minerais, e substâncias bioativas e antioxidantes.


Como exemplos, temos os alimentos do grupo vermelho e alaranjado como cenoura, abóbora, mamão, damasco, tomate, entre outros, que contêm carotenoides. O beta caroteno (precursor da vitamina A) da cenoura e da abóbora está relacionado à saúde ocular, ao sistema imunológico e, assim como o licopeno do tomate, tem ação antioxidante. Tambem auxiliam no processo de cicatrização.


Já a berinjela, o repolho roxo, as uvas e berries (amora, framboesa, etc.) contêm as antocianinas, outro tipo de antioxidante que tambem possui função antiinflamatoria. São alimentos ricos em magnésio.


Vegetais crucíferos como brócolis, couve de bruxelas, repolho e couve contêm glucosinolatos que além da ação antioxidante também são ricos em substâncias que parecem ter alguma função na prevenção do câncer. Formam o grupo verde-escuro e branco.


O grupo marrom é formado por cereais integrais e sementes como nozes e castanhas e são ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B.


Agora que você já sabe, escolha sempre alimentos com cores diferentes para compor sua refeição. Essa é uma ação que lhe dá mais condição de estar ingerindo uma quantidade de vitaminas e minerais bem variada.

Fonte: Associação Brasileira para Estudos da Obesidade ABESO 

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