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Desidratação e seus perigos

Desidratação e seus perigos

O Perigo da Desidratação.
A desidratação ocorre quando o corpo humano não tem água suficiente para realizar suas funções normais.
Quando estamos desidratados apresentamos um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo dos seus batimentos.

Sintomas da desidratação:

-Fraqueza ou sensação de corpo pesado
-Tontura
-Dor de cabeça
-Fadiga
- Pele áspera
-Olhos fundos
- Volume urinário baixo ou zero (prejudica gravemente os rins)
Dica: Para avaliar a hidratação de uma pessoa é observar a cor da urina. Quanto mais concentrada for a urina, mais amarela ela estará, maiores probabilidades existem de o organismo estar tentando reter água no seu interior.
Se a falta de água chegar ao cérebro, uma pessoa pode até entrar em coma e morrer.
COMO TRATAR A DESIDRATAÇÃO?
A melhor forma de combater a desidratação não é tratando dela, mas prevenindo o seu aparecimento.
1 - Lembre-se de beber água. Muitas pessoas simplesmente passam grandes períodos de tempo sem tomar sequer um gole de água. Isso deve ser evitado. O ideal é que se tome pelo menos um copo de água a cada hora.
2 - Se for praticar actividade física, fique atento à necessidade de tomar ainda mais água.
3 - Em dias quentes, a exposição ao calor faz com percamos mais água que o normal, e por isso é importante também tomar uma dose extra de água.
4 - Observe sua urina, conforme dito anteriormente, urina de cor escura ao longo do dia é um sinal de alerta.
5 - Consuma alimentos ricos em água. A comida é também uma fonte importante de água, já que muitos alimentos possuem água na sua composição. As comidas que mais água contém são as frutas e as verduras, consumidas cruas. Além de ajudarem na hidratação, esses alimentos costumam ser menos calóricos que os demais, colaborando para manutenção da boa forma.
Beba suco natural nos intervalos das refeições, água de coco após uma atividade física, chá gelado e muita água fria. A temperatura fria ajuda a absorver melhor o líquido.
Se sentir sede, não hesite: beba um copo de água. A sede é o sinal mais importante de que o organismo precisa de mais água.
Um alerta especial aos idosos que muitas vezes não sentem sede, mas nem por isso não precisam de água. Ofereça pequenas quantidades de água em curtos períodos de tempo ao longo do dia ao idosos. Já as crianças, muitas vezes não param de brincar para beber água. Às vezes elas não identificam o mal estar com a desidratação, cabe ao adulto oferecer líquidos como sucos naturais e água ao longo do dia.
Cuidado com a bebida alcoólica que apesar de ser um líquido provoca a perda de eletrólitos. Por isso a cada copo de bebida alcoólica, o ideal é beber um copo de água.
Como está sua hidratação agora?

Vamos tomar uma água geladinha? 

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