6_20170817-121133_1

Com o custo de vida mais alto, os hábitos de muitas famílias têm mudado nos últimos meses. O necessário ajuste no orçamento doméstico, tem promovido menos saídas à restaurantes e mais preparacao das refeições dentro de casa. 


Uma pesquisa feita pela Mintel ( agência de pesquisa de comportamento), feita com 1500 pessoas em março de 2016, mostrou que 33% dos entrevistados deixaram de comer em restaurantes para equilibrar as contas. No entrando, a preocupação com hábitos alimentares saudáveis aumentou na hora de decidir o que comprar, reduzindo o consumo de biscoitos e chocolates.


O consumo de alimentos em casa e a opção de levar a própria marmita para o trabalho é a garantia de uma refeiçãomais saudável e econômica. É sempre bom priorizar a comida caseira a fast-foods que normalmente são ricos em gorduras e têm poucos nutrientes saudáveis.


A dica é fazer um planejamento da semana e ter os ingredientes em casa para preparar as refeições e os lanches de toda família. Não precisa ser nada muito trabalhoso é tão pouco comer sempre acreana coisa todos os dias. Receitas simples, coloridas, com ingredientes naturais, muitas ervas frescas para temperar, preparações assadas, cozidas ou grelhadas, enfim, são inúmeras dicas que iremos disponibilizar por aqui, para facilitar o dia a dia de quem fizer essa escolha.


Além disso, cozinhar em casa pode ser divertido e muito prazeroso. Convide a todos a participar deste momento, claro que nem sempre é possível, mas as crianças adoram e assim aos poucos elas vão aprendendo a ver a alimentação como um ato de vínculo familiar, um ritual que deve ser preservado.


Comece hoje mesmo, elaborando uma lista de pratos que você é sua família gostam de comer. Por exemplo: sua família come carne vermelha? Quais preparações com este ingrediente você poderia preparar? O que precisa para preparar cada refeição. 

Faça sua listinha.

Vocês gostam de legumes? A batata doce pode ser incluída nas refeições?


Abaixo, coloco uma receita simples e super saudável que foi uma sugestão do livro da Lucila Diniz.


Quiche de Espinafre com Ricota


Ingredientes

1 batata doce laminada bem fina e grelhada

1 xícara (chá) de espinafre cozido e picado

50 g de ricota fresca light

1 dente de alho amassado

1 ovo inteiro

2 colheres (sopa) de flocos de quinoa

50 ml de leite desnatado

Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo

Em um bowl, amasse a ricota com o alho.Tempere com sal e pimenta a gosto.

Junte o espinafre, o ovo e o flocos de quinoa.

Mexa bem, junte o leite e reserve.

Acomode as lâminas de batata no fundo e lateral de uma forma.

Coloque o recheio e leve ao forno por 20 minutos.

Retire e sirva em seguida.